Você sabe para que serve a taxa de condomínio?

Taxa de condomínio

Taxa de condomínio

Condomínio demanda um conjunto de direitos e obrigações ligadas à propriedade privativa, por conta disto, exige a taxa condominial que é uma tarifa obrigatória, paga mensalmente, utilizada para fazer manutenção das áreas comuns dos moradores. Ou seja, a limpeza da piscina, manutenção da área de lazer, conserto de portas, vidros e afins dependem desse valor. Além disso, também garante o salário dos funcionários do condomínio como zeladores, porteiros e guardas ou da empresa prestadora de serviço administrativo e de manutenção.

O valor é calculado com base nos gastos do condomínio, isto inclui jardins, áreas de lazer, piscinas e até mesmo o tamanho do empreendimento para que possa ser feita uma avaliação de quantos funcionários será necessário para manter o local. Essa mensalidade é obrigatória até para quem não ocupa o imóvel, podendo ser cobrado judicialmente caso não cumpra com esta obrigação, podendo ter seu imóvel penhorado para quitar a dívida.

Além da taxa condominial existe a taxa extra, que corresponde ao valor, acordado em assembleia, que será destinado a obras relacionadas ao prédio como pintura externa, reformas de piso, construção de piscinas e/ou quadras assim como toda e qualquer obra para manter ou repor as condições de moradia.