CINCO PLANTAS QUE SERVEM COMO REPELENTES NATURAIS
Não é de hoje que o Brasil decretou guerra contra o mosquito Aedes Aegypti. Mas, apesar de todos os esforços e campanhas de combate ao transmissor da dengue, zika e chikungunya e febre amarela urbana, ainda é grande o número de pessoas infectadas por uma dessa doenças.
Além da eliminação de focos (que é a prevenção de proliferação do mosquito), é necessário também se proteger. Por isso separamos uma dica especial. Cinco plantas que podem atuar como repelentes naturais na sua casa.
Existe uma lista maior, mas nós separamos as mais comuns e fáceis de se encontrar em qualquer mercado de plantas ou até mesmo na horta ou jardim de alguém conhecido.
As cinco mais comuns são: arruda, erva-cidreira, hortelã, alecrim e capim-limão.
O professor de paisagismo do Senac, Anselmo Augusto de Castro, diz que as plantas aromáticas geralmente cumprem este papel. Elas possuem óleos essenciais que na natureza repelem o ataque de pragas.
O especialista ainda oriente sobre o cultivo dessas plantas. “Ervas como estas gostam de pleno sol, ou seja, não é recomendável cultivá-las dentro de casa. Uma forma de obter seus benefícios é plantá-las em canteiros ou jardineiras próximo aos acessos, como portas e janelas”. Vale reforçar que para um efeito melhor é necessário que seja plantada mais de uma muda e a quantidade pode variar de acordo com o tamanho do ambiente.